Piscina: qual escolher?

A presença da água nos ambientes fica ainda mais importante no verão, pois além de complementar os espaços, ela tem o papel de aconchegar e umidificar. Em dias quentes, toda forma de banhar-se é bem vinda, seja ela num spa ou numa piscina! Mas dessa vez vou falar sobre piscinas.

As opções em piscinas estão bem variadas, mas recebo muitas perguntas sobre qual é mais assertiva entre as existentes. Costumo analisar caso a caso: espaço no lote, preferências dos usuários, valores para investimento e prazo de execução. Enfim, esses são alguns parâmetros que ajudam a determinar qual tipologia escolher.

Hoje, as piscinas em fibra de vidro estão com modelos e formatos bem diversificados e que podem abrigar também um spa e a parte rasa, chamada de prainha. Mas também é possível construir a piscina em concreto sob medida e nela colocar diferentes elementos, como cascata, borda infinita, bar molhado, além de jatos de hidromassagem e cromoterapia.

Imagino que você esteja se perguntando sobre a diferença de investimento. É fato que uma piscina sob medida exige um investimento maior que pode triplicar se comparado a uma piscina pronta (em fibra de vidro). Mais fatores que devem ser considerados na hora da escolha são o prazo de execução e seu espaço disponível. Nem sempre piscinas prontas irão se encaixar no seu terreno, porém elas são práticas e rápidas para instalar.

As piscinas em concreto podem receber uma versão mais em conta, usando um bolsão de vinil ao invés de pastilhas, então o cuidado estará na manutenção do vinil que é mais sensível aos materiais pontiagudos.

Quanto ao posicionamento da piscina, sempre é preferível que ela esteja voltada para a orientação Norte, onde há maior exposição solar, embora que o uso de aquecimento tem sido muito indicado em regiões que fazem frio, para prolongar seu uso durante do ano.

Outra procura que tem crescido muito é por piscinas cobertas, tanto coberturas fixas, quanto retráteis.

Independentemente do tipo de piscina, é fundamental um bom projeto de personalização e humanização do ambiente. Tanto para piscinas mais simples, quanto para mais elaboradas, o entorno com mobiliário, decks e paisagismo fazem muita diferença.

Mais do que nunca, a busca por ambientes harmoniosos e funcionais, onde se possa reunir e confraternizar tem sido uma constante, afinal, desfrutar de bons momentos e recarregar as energias, tem seu valor!

E você, já está com seu projeto verão definido?!!!