Fogão à lenha: unindo o sabor ao aconchego

Assim como a lareira, o fogão à lenha também aproxima as pessoas e promove uma atmosfera envolvente e de encontro. Ele tem sido lembrado nas casas devido às vantagens que proporciona em seu uso: sabores, decoração e fonte de calor.

Normalmente, o ambiente onde ele se encontra é a cozinha, o gourmet ou sala de festas. Ele não é mais peça exclusiva de ambientes rústicos, pois pode ser encontrado combinando com todos os estilos de decoração, inclusive na clássica e na moderna. O que realmente importa é ter um projeto pensando nesse ambiente, com espaço suficiente para acomodá-lo e assegurando-se da sua boa eficiência.

O desejo por ter um fogão, seja ele o tradicional ou o campeiro – aquele construído sob medida – tem vindo à mente de muitas famílias na hora da construção. É possível escolher a opção que melhor se adequa a cada ambiente, gosto e necessidade. Vou trazer algumas características de cada estilo.

Os fogões à lenha tradicionais já possuem modelos prontos, sendo mais práticos para instalar ou remover. Existem no mercado diversas possibilidades de cores, acabamentos, tamanhos e chapas. Para a sua instalação, só precisará de uma ligação de chaminé de fumaça.

Os fogões campeiros, por sua vez, são feitos sob medida, e por isso é importante incluí-los no projeto para que já sejam executados durante a obra. Normalmente são construídos com tijolos refratários e levam revestimento em materiais com resistência ao calor, como o porcelanato e as pedras naturais. Podem utilizar a ramificação de uma chaminé existente, a exemplo da churrasqueira.

Vale ressaltar que o espaço para o armazenamento da lenha já não tem mais sido visto como um vilão na limpeza e decoração. Hoje ela pode ser encontrada até mesmo exposta, como elemento decorativo, ou ainda, guardada em cestos e baús próximo ao local do uso. Alguns fogões tradicionais também trazem a opção de um espaço embutido para o armazenamento da lenha.

Não podemos deixar de destacar as memórias que esse equipamento revela, pela nossa história. Quem não lembra da casa de avós onde a comida era preparada neste e a família se reunia ao redor em dias frios? E você, já tem o seu fogão, ou pensou em ter? No inverno, não tem como não lembrar dele, não é?