Cortinas e Persianas
As cortinas e persianas são sempre lembradas, seja em ambientes residencias, comerciais ou corporativos, principalmente nos locais em que existem amplas aberturas em vidro. Além de cumprirem a sua função de bloquear a luminosidade externa e fornecer privacidade para a parte interna, também servem como itens decorativos que conferem um charme ao ambiente.
Tipos de tecido:
O linho é um dos tecidos mais utilizados, pois se adapta bem a todos os ambientes. O tricô permite a confecção de xales muito usados para ornamentação. De um modo geral, os tipos de tecido e as suas aplicações variam de acordo com a composição do ambiente. Podem ser neutros, ou ter cores mais vibrantes. Os tecidos nacionais geralmente sofrem um Leve encolhimento na primeira lavagem, por isso são pré lavados. Já os tecidos internacionais irão encolher um pouco em cada lavagem.
Funcionalidades:
Muito além de bloquear a luminosidade externa, as cortinas apresentam também outras funcionalidades. Servem como item de ornamentação, fazendo parte dos elementos decorativos ao “vestir a casa”. Proporcionam proteção acústica, amenizando os ruídos externos ou até mesmo entre os ambientes.
As telas solares fazem a proteção da insolação, mas permitem que se tenha visibilidade para a área externa. Já os blecautes/corta luz, fazem a proteção solar mas não permitem que se tenha visibilidade para a área externa.
Formas de fixação:
– Cortineiro: Permite um trilho bem discreto e slim, que não aparece tanto.
– Varão suíço: Bem sutil, também é uma ótima escolha. Pode ser sem argolas, sem ilhós, apenas deslizante.
Tipos de pregas:
– Prega macho: mais fina, sobra espaço no gesso.
– Wave: preenche espaço e proporciona mais volume no cortineiro.
– Pregas tradicionais, com varão e argola no cortineiro economizam tecido.
Acessórios:
Os pingentes, muito utilizados, devem ser proporcionais ao tamanho do espaço e a saia da cortina, sendo que quanto maior o espaço, maior pode ser o pingente. Existem hoje várias opções de pingentes: com ímã, tradicionais de amarrar, de cordas, braçadeiras… Opções para todos os gostos!
Dicas:
– Não colocar as cortinas em máquinas de lavar para não danificar as peças.
– Não utilizar produtos abrasivos, deixar de molho apenas na água por um período de tempo antes de lavar.
– Não utilizar amaciante, o ideal é que se utilize águas perfumadas para deixar com aroma agradável.
– Colocar as cortinhas um pouco úmidas, assim o caimento já vai se ajustando e vai ficando tudo no lugar.
– Para passar, recomenda-se o uso de passadeira a vapor.
Confira o conteúdo completo sobre cortinas e persianas: