Como escolher um terreno?
A aquisição de um novo terreno para construção geralmente não é uma tarefa fácil e pode gerar insegurança e incerteza, especialmente para pessoas leigas. Com frequência, sou consultada para auxiliar na escolha e compra do lote ideal. Para ajudar, busco entender sua finalidade: se o terreno é para investimento; se é para a construção de uma residência, comércio ou, até mesmo, uso misto. Ainda, é necessário identificar se há preferência por algum estilo construtivo – térreo, mais de um pavimento ou com subsolo.
Mesmo que sendo numa mesma rua ou bairro, cada lote pode apresentar características específicas. Fatores como legislação, localização, características físicas e insolação precisam ser analisadas para ver o que se encaixará e ficará alinhado ao propósito da construção.
Então, vamos aos aspectos que podem contribuir nessa definição. Alguns pontos gerais que precisam ser analisados antes da aquisição do lote:
– metragem que atenda aos seus planos;
– localização e distâncias em relação aos serviços;
– topografia;
– informações sobre a qualidade do solo;
– incidência solar;
– posição do terreno no quarteirão.
Características construtivas de acordo com a vocação do terreno quanto aos atributos físicos
Fique atento a essas informações, se seu objetivo é edificar:
– casa térrea: é importante que o lote tenha uma boa extensão e largura favorável para acomodar os ambientes e, ainda, propiciar espaços livres para jardim, piscina, entre outros. Preferencialmente, ser plano ou com leve inclinação, para evitar altos investimentos em muros e preenchimentos;
– casa com subsolo: o lote deve possuir desnível em relação à rua e, esta, preferencialmente também com inclinação;
– casa com mais de um pavimento: o lote pode ter medidas menores, pois o programa da casa se desenvolverá em cerca da metade do espaço necessário, portanto, sobrará mais terreno; pode ter declividade, pois o projeto pode ser desenvolvido até mesmo em meios níveis.
Essas características para lotes urbanos também podem ser aplicadas para terrenos em áreas rurais.
Se você já comprou o terreno e pensa em construir e agora se deparou com essas questões, calma, nem tudo está perdido. Vale aqui dizer que quase tudo pode ser transformado, porém, com um custo! Então, apesar de alguns terrenos possuírem a vocação para determinada construção, podem ser transformados com um pouco de investimento para atender a demanda requerida. Dependerá da sua análise de custo x benefício! Procure um profissional da área da construção civil que poderá auxiliar a entender o que será melhor em cada caso.