Processo Construtivo Casas de Madeira

Muitas curiosidades surgem quando o assunto é sobre as casas de madeira. Da mesma forma que as casas feitas em alvenaria, as casas de madeira exigem um projeto detalhado! Além dos quantitativos de materiais que serão utilizados, é necessário um manual – como que um quebra cabeças – da montagem da madeira. Vamos listar agora algumas curiosidades acerca da construção desse tipo de obras.

O primeiro passo a se fazer, é o preparo adequado da madeira. O seu corte já deve ser feito de forma personalizada, de acordo com o projeto a ser executado. Para isso existe o quantitativo dos projetos, que indica a quantidade de madeira necessária e suas medidas. A madeira deve ser serrada e armazenada corretamente, para que possa secar naturalmente.

Para evitar o empenamento, são feitos frisos na parte interna da madeira, tirando assim a sua força natural. Para uma melhor conservação e durabilidade da madeira, é importante que se faça a impermeabilização da mesma. O ideal é que este processo seja feito antes da montagem, pois se a madeira trabalhar não serão percebidas partes sem impermeabilização.

O encaixe da madeira é feito no estilo “macho e fêmea”, onde as peças complementares são encaixadas. O corte em 45° promove um melhor acabamento. Os veios ou “falhas” da madeira embelezam os ambientes, não devendo ser “corrigidos” necessariamente.

Parte 01
Parte 02