Anuário La Casa 2021 – Prêmio Núcleo D Destaques (Edição 2020)

Jeito de campo

Um casal com filhos e netos buscava por uma casa prática e confortável no oeste catarinense, que utilizasse mão de obra de autoconstrução e materiais locais. Para proporcionar uma vivência acolhedora e otimizada para a família, num município farto de riquezas naturais, investiu-se em soluções inteligentes de aproveitamento de espaço para ambientes compactos. “O Charme da Simplicidade” é um projeto de arquitetura residencial assinado pelas arquitetas Andréia Cristina Serraglio, Cristiely Zuchinali, Márcia Pilz e Schirley Ines Schuh.

Além da natureza do entorno que emoldura o projeto, ele se destaca por associar harmonicamente a utilização de materiais rústicos a traços finos e ousados. Os elementos naturais são explorados nos 161,48 m². Amplas esquadrias permitem ventilação e iluminação natural. A paleta de cores vem dos tons terrosos das texturas, como madeira e tijolo. O conjunto da obra, da estrutura ao fechamento, é constituído por madeira de eucalipto de reflorestamento.

Os telhados pairam sobre uma trama de pilares sequenciais de madeira roliça, que são abraçados por graciosas floreiras de tijolos de barro. O ritmo de pilares com inclinação, que circunda a varanda, suporta a cobertura e também é um grande complemento estético. A varanda que circula a área gourmet recebe amplas aberturas envidraçadas.
Com leveza e suavidade, elas entregam a residência, quase que inteira, ao espaço externo.
Como um charme extra, elegantes trepadeiras envolvem o pergolado.